terça-feira, 2 de junho de 2015

Construindo sua casa. Saiba dos principais passos.

Você não sabe como começar a construir sua casa? Todo problema acabou, nós vamos te ajudar... puts, vamos é muito forte. Tentaremos te ajudar.

Sonho de quase todas as pessoas, construir sua casa, ter um lar. Se bem que, quanto ao lar, não poderemos ajuda-lo muito, pois lar é um lugar de amor, sonhos e família unida. Essa parte fica por sua conta. Agora, quanto a casa...

Você já tem ou adquiriu seu terreno em uma imobiliária devidamente inscrita e autorizada pelo Creci, fez uma compra segura.
Então bora lá, vamos rabiscar um croqui da casa e comprar muito cimento, muita areia, pedra, ferro, blocos, telhas. Marcar mais ou menos o terreno e mãos a obra... Perai... Você vai fazer isso mesmo?
Oh cabeção, caminho errado, se continuarmos assim, você vai jogar muito dinheiro fora e gastar muito mais do que o necessário.
Para iniciarmos a obra de maneira correta, precisamos antes de tudo, consultar um arquiteto ou um engenheiro. Ele vai te ajudar a não jogar dinheiro fora, com um projeto  que melhor atenda as suas necessidades e com um levantamento quantitativo dos materiais.





Bom, depois de contratar um engenheiro ou arquiteto, agora vamos analisar o orçamento disponível e escolher o método construtivos mais adequado a sua realidade e as condições de seu terreno.
Métodos são muitos, porém vamos falar do mais usado e o que tem o custo "teoricamente" mais baixo e uma boa quantidade de profissionais qualificados, a estrutura convencional , aquela com blocos cerâmicos, vigas e pilares. Agora sim, mãos a obra.

O começo de tudo e a mais importante...  a fundação. É ela que irá servir de apoio e suportará o peso de sua casa, mantendo-a fixa e nivelada. As dimensões , profundidade, necessidade de sapatas, brocas serão determinadas pelo engenheiro ou arquiteto. Você precisará de cimento, muito cimento, areia, pedra, tábuas, pregos, arames, ferro, esquadro, nível, além de algumas outras ferramentas. Certo, feito a fundação ou alicerce, não podemos esquecer de impermeabilizá-la para que não passe umidade do solo para suas paredes.

Pronto meu amigo, agora vamos fazer os fechamentos. Blocos, cal, prumo, esquadro, colher de pedreiro, cavaletes, e tome cimento.
Isso, a parede está subindo, só não esqueça dos vãos para esquadrias, portas, janelas, etc. E não esqueça também que esses vãos são locais de tensões e  se faz necessário uma melhor distribuição de cargas, feitas com vergas e contravergas, para evitarmos trincas nas paredes . Isso nada mais é que a colocação de uma fileira de blocos canaleta sob e sobre os vãos e preenche-los com concreto e no mínimo duas barras de ferro.
Levantamos a parede, estamos quase lá. Na última fiada, vamos utilizar também blocos canaleta, concreto e  ferro, é assim que vamos fazer uma viga de amarração aos blocos e essa mesma viga vai servir de apoio ao telhado.
As paredes de separações de cômodos internos, podemos usar também blocos, ou para baratear e agilizar a obra, gesso em forma de drywall, madeira e outros.

Em cima dessas maravilhosas paredes, tá na hora de fazermos o fechamento do teto. Dependendo do gosto, podemos usar a famosa laje ou telhado, ou os dois, ou telhado e forro. Isso vai do seu gosto. Para laje, usaremos vigas, ferro e muito concreto. Para telhado muita madeira (ripas e caibros), pregos, parafusos. As telhas, temos para todos os gostos e materiais, fibrocimento, Pet, ecológicas, pvc,  barro, cimento. Tipos romana, portuguesa, americana, colonial e colonial capa, plan, onduladas, canaletas, calhetões e muitas outras.

Voltemos a nossas paredes, lindas, alinhadinhas, esquadrilhadas, prumadas, onde passaremos nossas tubulações hidráulicas e as instalações elétricas.

Se liga... Antes de pensar no projeto elétrico, se faz necessário dar ao projetista todas as informações sobre quais equipamentos, eletrônicos  e eletrodomésticos você terá, bem como o tipo de iluminação interna e externa você terá. Os fios serão determinados pelo engenheiro eletrico, mas os mais geralmente fios 1,5 a 2,5mm para interruptores e tomadas e 4mm para chuveiros e máquinas maiores.

Não entre pelo cano. No projeto hidráulico preveja a quantidade de chuveiros, posições de torneiras e sifões. Geralmente os tubos e conexões são de pvc e a qualidade e cuidados para instalação são muito importantes. Cabeção, sempre que for furar uma parede para instalação de móveis, quadros ou qualquer outra coisa, consulte essa planta.

E assim finalizamos a parte pesada de nossa obra, agora só falta o acabamento, mas isso é outra história. Conversaremos sobre isso outra hora.

E segue um último conselho... mesmo com profissionais qualificados, marque território. Não entenda mal, marcar território é ficar de olho, e não urinar nas paredes igual cachorro.

Confira os graus nos cantos das paredes, caídas dos pisos, meça os ambientes e confronte com a planta. Mostre para eles quem manda.

Até a próxima amigo. Qualquer dúvida ou se quiser acrescentar algo em nossa obra, deixe seu recado. Talvez respondamos, talvez não... quem sabe.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário